There are no translations available.


Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos


O mestrado acadêmico em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no final  de 2011, na 132ª reunião do Comitê Técnico-Científico do órgão, com nota 3. Após seguir os trâmites administrativos da UFG para sua regulamentação, o edital de seleção da terceira turma do curso foi lançado no mês de abril de 2014 e as aulas iniciaram no dia 18/08/2014. O curso é coordenado pela Professora Drª. Luciana de Oliveira Dias.

 

Possui três linhas de pesquisa:

1) Fundamentos teóricos dos Direitos Humanos;

2) Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos;

3) Alteridade, estigma e educação em Direitos Humanos.

 

Raízes históricas

A criação do curso de mestrado em Direitos Humanos é resultado da experiência acadêmica acumulada nos últimos doze anos, período em que a universidade desenvolveu vários cursos, projetos e outras ações de extensão, além de diversas atividades de ensino e pesquisa, tanto na modalidade presencial quanto na  educação a distância. Essas atividades acadêmico-científicas remontam ao ano de 1999, quando foi criado oficialmente o Programa de Direitos Humanos (PDH) da UFG, reunindo professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de várias unidades e órgãos da instituição.

Em 2010, o PDH é reestruturado e ganha novo formato organizacional, transformando-se em Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Hoje, o núcleo possui mais de 30 professores e pesquisadores associados, e significativos grupos de pesquisa vinculados à UFG e cadastrados no CNPq e na Fapeg. Ao longo dos anos, o núcleo tem conquistado recursos de vários editais de pesquisa e de extensão e tem obtido o reconhecimento e o apoio de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais, ligados à educação, à cidadania e aos direitos humanos.

 

 

 
Editores