Organização

 

Apresentação:

O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará foi criado em caráter institucional, caracterizando-se por atender uma demanda do Serviço Público e Organizações da Sociedade Civil, estudando a histórica relação entre o público e o privado.

O Mestrado iniciou suas atividades no primeiro semestre do ano 2.002, procurando integrar o que já vinha sendo desenvolvido por professores no Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas com as necessidades do Governo do Estado do Ceará. Os estudos desenvolvidos em ambos os cursos estão servindo para aprofundar as questões que desafiam a conquista de uma cidadania emancipada e crítica no nosso Estado. A seleção de suas turmas está procurando atender uma ampla demanda, não só oriunda de formações acadêmicas distintas, como também de secretarias diversas.

O Curso foi autorizado pela CAPES em 2.003 e avaliado em 2009 com a nota quatro. O Mestrado foi reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará.

Justificativa

O Programa de Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas representa um esforço acadêmico de resgate de uma dívida social da Universidade com o desenvolvimento sociopolítico da população nordestina e, mais especificamente, cearense. Esse programa surge da necessidade de atender uma reivindicação do Estado de dotar referida região de mecanismos ágeis para promover a recuperação da enorme disparidade regional na formação de pessoal de alto nível de qualificação e de produção acadêmica. O que se pretende é contribuir para a ampliação de uma inteligência local, de uma massa crítica que seja capaz de assegurar os recursos humanos necessários ao desenvolvimento sociopolítico do Estado na formulação e implementação das políticas públicas.

Objetivo Geral

Formar recursos humanos com capacidade teórico-analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do planejamento e da gestão pública.

Objetivos Específicos

· Possibilitar o entendimento das realidades social, econômica, política, ambiental e cultural, em níveis global, nacional, regional e local;

· analisar historicamente as definições e os processos de planejamento e gestão pública, articulando-os com os agentes sociais, Estado, Sociedade Civil, Ong’s, Cooperação Internacional e Mercado;

· propiciar e discutir o ciclo da informação para o planejamento e a gestão, e a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação; e

· realizar estudos qualitativos e quantitativos capazes de fornecer subsídios para o planejamento e a gestão: diagnóstico e análise de cenários; elaboração do plano; análise estratégica e de viabilidade do plano; implementação; monitoramento e avaliação.

hostgator and ipage are top rated hosting companies, which focus to provide quality web hosting service.
Editores
Minimalist Joomla Templates designed by Joomla Hosting