Sistema de Avaliação

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A característica ímpar do SAV:Sistema de Avaliação, no contexto dos Sistemas CAPES, é que sua configuração necessitou levar em conta não apenas a cultura interna da instituição (hábitos, terminologia, etc..), mas também a perspectiva do usuário externo, aqui considerado como a fonte primária de alimentação do Sistema. Merecem menção especial, portanto, os seguintes aspectos do projeto do SAV:

  • Os dados coletados nos cursos de pós-graduação, disponíveis no âmbito do SAV, constituem a chamada Memória da Pós-Graduação; por demanda da Diretoria de Avaliação, o tratamento ao qual estes dados foram submetidos devia atender não apenas aos objetivos dos processos de avaliação ou de análise interna na CAPES, mas a outras finalidades, internas e externas. Ilustram esta postura, os contatos mantidos com o IBICT para que os dados sobre teses fossem utilizados em seu Banco de Teses; igualmente, os dados deviam estar disponíveis para utilização pelas IES’s ou por entidades e individuos para tal autorizados pela CAPES.
  • O processo de coleta de dados nos cursos foi integralmente revisto, tanto em relação ao seu conteúdo quanto com respeito a interface informatizada. Ambos foram submetidos, em várias ocasiões, a grupos de docentes com experiência e representatividade nos processos de avaliação e consultoria das agências públicas de fomento (CAPES, CNPq, FINEP, Fundações Estaduais, etc.). A Aplicação Coleta foi discutida na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFMG, a qual apresentou-se para atuar como um dos locais de testes. A nova interface foi desenvolvida em bases tecnológicas mais aperfeiçoadas, incorporando uma série de características há muito reclamadas pelas coordenações dos programas.
  • O processo de coleta, em 1996, passou a prescindir dos disquetes como meio de transmissão de dados entre a CAPES e as IES’s. Esta transmissão ocorria através da RNP - Rede Nacional de Pesquisas. Esta modalidade de ligação foi concebida com a capacidade de ser utilizada como meio preferencial de comunicação entre a CAPES e as IES’s.
  • Os consultores do processo de avaliação passaram a contar com um módulo da Aplicação Avaliação de Cursos/Programas para seu uso direto. Este módulo é útil para registro das apreciações parciais, na construção de visões consolidadas e na elaboração dos documentos finais do processo. O resultado da avaliação passou a estar imediatamente disponível para a Diretoria de Avaliação.

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