Histórico

  • PDF
  • Print
  • E-mail

O Scire-COPPE/UFRJ é um grupo dedicado à conceituação, desenvolvimento e operação de sistemas de informações de apoio gerencial, de avaliação e planejamento na área educacional e de pesquisa para programas de pós-graduação e instituições de nível superior.

A origem do SCIRE remonta ao ano de 1992, quando a COPPE/UFRJ foi contratada para realização do Projeto de Informatização da CAPES. O núcleo inicial do SCIRE reunia especialistas com experiência administrativa em funções executivas de gestão acadêmica; de representação em conselhos e colegiados universitários; em consultoria para agências públicas de fomento e fundações de apoio à pesquisa; e com experiência técnica e de gerência de projetos de desenvolvimento de sistemas informatizados de apoio administrativo, também na área universitária. A este núcleo inicial do SCIRE foram sendo agregados especialistas em análise, implementação e implantação de sistemas.

Em 1995, como decorrência da experiência com o Projeto de Informatização da CAPES, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ solicitou um trabalho análogo, também com o intuito de instrumentá-la com sistemas de informação adequados e confiáveis para acompanhamento e planejamento das suas atividades.

No curso de sua existência, o Scire-COPPE/UFRJ já dedicou-se à elaboração e detalhamento de cerca de 200 projetos de aplicativos computacionais e de sistemas de informação de porte variado, dos quais mais de uma centena foram efetivamente implementados.



 

Importe dados do CVLattes com confiabilidade. A SoluçãoATRIO importa do CVLattes com identificação automática de co-autores e vínculos a Projetos, Linhas de Pesquisa e Áreas de Concentração.