Área de concentração: Inovação e Desenvolvimento

Linhas de pesquisa:

 

 

1- Sistema de Propriedade Intelectual e seu Papel no Desenvolvimento local e global

 Compreender o sistema de propriedade intelectual é fundamental para entender seus impactos na esfera global e local, onde a formação de blocos econômicos tem levado à busca de harmonização pra todo o sistema de PI de forma a dar conta da livre circulação de produtos e serviços protegidos por direitos de propriedade intelectual. Refletir sobre essas transformações é aumentar o conhecimento acerca de todo o sistema de propriedade intelectual, visando sua melhor compreensão e desenvolvimento de estratégias e políticas públicas para o uso eficiente do sistema por todos os interessados. Esta linha inclui, portanto estudos sobre a importância dos direitos de propriedade intelectual para o desenvolvimento econômico regional bem como deste desenvolvimento regional diante do processo de globalização.

 

 2 - Propriedade Intelectual e políticas Setoriais

 Esta linha visa a promover estudos referentes às políticas específicas que envolvam direitos de propriedade intelectual. A relevância dos Direito de Propriedade Intelectual na atualidade tem merecido destaque dentro de vários campos de conhecimento. Políticas públicas estratégicas devem ser pensadas de forma a tornar o uso estratégico da Propriedade Intelectual pelas empresas e demais instituições pertencentes à sociedade. Desta forma, a linha visa a promover estudos sobre os direitos de PI visando a construção de políticas setoriais que possibilitem o desenvolvimento de setores específicos em função das demandas por eles apresentadas.

 

3 - Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Tecnológico

O desenvolvimento tecnológico é o motor do mundo atual. Empresas, cotidianamente, lançam inovações no mercado, promovendo o avanço da tecnologia. A dinâmica inovativa tem merecido diversos estudos, buscando compreender os diferentes fenômenos e sua influência no desenvolvimento dos países. Entretanto, para que uma nova tecnologia possa gerar o desenvolvimento, a mesma deve poder ser apropriada por aquele que a gerou. Desta forma, os direitos de propriedade intelectual passam a ser elementos importantes na reflexão da apropriação de bens que resultem em desenvolvimento tecnológico e novos campos tecnológicos têm demandado a reflexão sobre as formas de proteção da propriedade intelectual. Esta linha visa a desenvolver estudos analíticos sobre a produção de campos emergentes e estratégicos e pensar como os produtos resultantes do processo inovativo das empresas atuantes nesses campos podem ser apropriados de forma a gerar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social.

 

4 - Propriedade Intelectual, Sociedade e Empresas Brasileiras

Cada vez mais, o uso dos Direito de Propriedade Intelectual tem afetado a sociedade como ente comum, bem como as empresas brasileiras, como entes específicos de direito privado. Estudos que possuam enfoque sobre os intangíveis de propriedade intelectual e inovação tecnológica, no universo das empresas brasileiras, são contextualizados dentro desta linha de Propriedade Intelectual sociedade e empresas brasileiras. O objetivo da linha é, portanto, proporcionar estudos específicos sobre a influência dos ativos de propriedade intelectual no universo da sociedade brasileira como um todo. Pensar, por exemplo, questões como acesso a conhecimento ou a produtos dentro de uma perspectiva do interesse público e usos sociais de bens protegidos por direitos de propriedade intelectual devem ser refletidos dentro do escopo da linha 4. Da mesma forma, pesquisas desenvolvidas sobre empresas brasileiras, tanto referente aos usos dos Direitos de Propriedade Intelectual, quanto em relação ao sistema nacional de inovação tem abrigo nesta linha. Estudos que contemplem o impacto da inovação tecnológica no contexto social brasileiro, bem como as políticas industrial, científica e tecnológica desenvolvidas dentro do Brasil, estarão previstas no escopo de pesquisa da linha 4.