Programa de Pós-Graduação em Botânica

Bem vindos ao Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA (PPG-BOT). Se você tem interesse em plantas, em diversidade, evolução, ecologia, bioquímica, fisiologia, etnobotânica e Amazônia, venha estudar no nosso Programa em Botânica Tropical e Amazônica. O PPG-BOT é um dos 9 programas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonônia (Inpa), localizado em Manaus, no coração da Amazônia.

O Programa tem ampla estrutura física e de apoio para a realização de pesquisas em botânica tropical. O corpo docente é composto por pesquisadores do INPA e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que atuam em quatro principais linhas de pesquisa e em vários projetos, incluindo programas de pesquisa multi-institucionais e internacionais como o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO), o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) e o Projeto INPA/Max-Planck da Cooperação Brasil – Alemanha. Os alunos tem possibilidade de desenvolver seus estudos em estações científicas e sítios experimentais em várias regiões da Amazônia brasileira e em diversos ecossistemas amazônicos, tem grande flexibilidade para cursar disciplinas também nos demais cursos de pós-graduação do INPA e inúmeras oportunidades de interagir e aprender com outros pesquisadores e professores do INPA e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

A Amazônia é a região tropical melhor conservada do planeta mas ainda muito pouco conhecida. Mal sabemos quem são as espécies de plantas que ocorrem na região e é praticamente diário que docentes e discentes do programa se deparem com plantas desconhecidas. E se mal conhecemos as espécies, o que dizer sobre a ecologia delas, a história evolutiva e biogegráfica da diversidade, as relações ecológicas das plantas, seus atributos funcionais, suas respostas às mudanças climáticas, seus usos e manejo, etc. Precisamos de botânicos, venha estudar na Amazônia e fique por aqui depois disso!

Organização

Infra-Estrutura para Pesquisa

Literatura científica

Biblioteca do INPA -- um maiores acervos de bibliografia sobre a Amazônia, incluindo obras raras e publicações de difícil acesso (revistas de circulação regional da região Norte e de outros países da bacia amazônica.

Base das Teses e Dissertações do INPA

Portal de Periódicos CAPES -- pode ser acessado de qualquer computador conectado a rede interna do INPA.

Acta Amazônica -- revista científica do INPA.

Plataforma Scielo -- base de dados de revistas de vários países latino americanos

Laboratórios

Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA

O PPG em Botânica do INPA tem um pequeno laboratório de uso comum, equipado, basicamente, com lupas e microscópios. O espaço tem bancadas, pia, freezer, estufa, e alguns materiais e químicos de uso comum. A função do espaço é para as práticas de disciplinas do programa e para o apoio de atividades de laboratório dos discentes, principalmente dos alunos do programa em Botânica, mas também alunos de outros programas de pós-graduação do INPA, além de estagiários e estudantes de iniciação científica que necessitem usar os equipamentos do laboratório.

O laboratório foi equipado recentemente com duas lupas estereoscópicas de boa qualidade obtidas com apoio do programa Pró-Equipamentos da CAPES, que visa a compra de "equipamentos de uso compartilhado e destinados à melhoria da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nos Programas de Pós-Graduação".

Laboratórios Temáticos do INPA

Os alunos do curso tem acesso aos seguintes laboratórios do INPA:

  • Laboratório de Geoprocessamento - SIGLAB
  • Laboratório Temático de Solos e Plantas - LTSP (análises físico-químicas de solos, água e plantas)
  • Laboratório Temático de Biologia Molecular - LTBM (análises de genética molecular)
  • Laboratório Temático de Águas - LTA (análises físico-químicas de água e limnológicas)
  • Laboratório Temático de Microscopia Eletrônica - LTME:
    • Contatos:
      • Telefone: 3643-3379
      • Fabíola Xochilt Valdez Domingos - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
      • Jackieline Veras O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
      • Wilson Meirelles O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Laboratórios de docentes

  • Laboratório de Genética e Biologia Reprodutiva de Plantas (Rogério Gribel)
  • Laboratório de Sementes (Isolde Ferraz)

Coleções Biológicas

Estações Experimentais e Reservas

Projetos Institucionais

 

Go to top Menu