MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA (PPG-BOT) tem por objetivo a formação de recursos humanos na área de Botânica para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa voltadas para o conhecimento, manejo e conservação da diversidade da flora amazônica.

O mestrado visa capacitar o discente por meio da elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa (dissertação), com base em instrumentos conceituais e metodológicos científicos qualificando-o para a pesquisa e docência em nível superior.

Conheça os docentes e seus projetos de pesquisa se você tem interesse em se candidatar.

O processo de seleção para o mestrado é anual, com inscrições em geral abertas entre julho e setembro e prova no início de novembro. A prova é realizada por meio digital através da Plataforma Moodle do PPG-BOT, e por isso poderá ser realizada de qualquer lugar com acesso à internet de qualidade. Não há taxas de inscrição.

O processo seletivo, que consiste numa prova de conhecimento em biologia vegetal e uma prova de suficiência em inglês e será realizado no dia 07 de novembro de 2018 às 13 horas (horário de Manaus).

As inscrições para o Mestrado 2019-2021 estarão abertas entre 23 de Julho e 28 de Setembro de 2018.

Edital Mestrado 2018 Turma 2019-2021

Processo de seleção do mestrado - inscrição aqui!

Bibliografia

DOUTORADO

No doutorado, procuramos alunos com pesquisa na área de interesse do curso, e na área mais específica dos docentes do curso.  Em geral, procuramos alunos nas áreas de taxonomia e/ou de plantas e fungos, etnobotânica, incluindo archaeoetnobtânica e processos domesticação, palaeopalinologia, ecofisiologia, inter-relações intertróficas como polinização, herbivoria etc. e compostas secundárias.  Os estudos deveriam concentrar em assuntos relevantes a Amazônia.

É importante identificar um potencial orientador e conversar anteriormente sobre o potencial colaboração.  Há áreas de interesse de botânicos, mas não temos capacidade para orientação.

O Doutorado obedece ao regime de edital, sendo o ingresso feito mediante a análise de um plano de trabalho da Tese, analise de documentação submetido, e entrevista.  Todo processo de inscrição é em forma digital e explicado no edital.

e os documentos a seguir:

  • Projeto da pesquisa proposta no doutorado - em PDF.
  • Formulário de inscrição (modelo disponível para download)
  • Carta de justificativa do candidato
  • Documentos de identificação
  • Histórico escolar e diploma da graduação
  • Histórico escolar e diploma da mestrado
  • Dissertação de mestrado
  • Artigo publicado
  • Declaração de exclusividade
  • Carta de aceitação do orientador
  • Duas cartas de recomendação

 

Note que o processo de edital é novo para nosso programa de pós e o regimento (abaixo) ainda não foi atualizado.  O processo de entrada do doutorado é regimentado no edital.

Nós percebemos que tem alguns problemas nos links abaixo, especialmente quando usando Firefox.  Se não consegue fazer um download, tente em outro programa como Google Chrome.

Note também que o endereço para inscrição é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e não O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. como foi dito numa versão anterior do edital.

As inscrições para ingresso serão aceitas até 14 de outubro de 2018

Edital Doutorado 2018

Ficha de Inscrição 2018

Regimento do PGBOT

Facebook PPG - Botânica

 

Go to top Menu