Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas do IDOR

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR – www.idor.org) é uma instituição privada sem fins lucrativos, associada à Rede D’Or São Luiz de Hospitais, e tem como missão promover o avanço científico e tecnológico e a formação profissional de excelência na área de saúde.

Desde 2010 o IDOR opera em sede própria, desenvolvendo pesquisa clínica e translacional e coordenando as atividades de ensino da Rede D’Or São Luiz de Hospitais  na área de pós-graduação lato sensu, especialmente os cursos de especialização e os programas de Residência Médica, aprovados pelo MEC.

O IDOR tem o compromisso de investir no desenvolvimento científico, oferecendo excelente infraestrutura e reunindo um experiente grupo de pesquisadores com alta produção científica em pesquisa clínica e translacional nas áreas de neurociências, medicina intensiva, medicina interna, pediatria e oncologia.

A alta produtividade dos pesquisadores do IDOR, associada à capacidade individual e institucional de captação de recursos, profícuas parcerias acadêmicas nacionais e internacionais e experiência na formação de mestres, doutores e pós-doutores, atestam a maturidade científica do Instituto e dão suporte para a proposta do Curso de Doutorado em Ciências Médicas, recomendado pela CAPES, a ser iniciado em março de 2017.

Apesar de ser um Curso novo, ele já nasce dentro de uma Instituição que apresenta indicadores de excelência em pesquisa. O programa de pós-graduação do IDOR é um desdobramento natural das atividades de pesquisa e ensino que o Instituto já desenvolve dentro de um contexto que assegura excelência de sua massa crítica, modernas instalações laboratoriais de pesquisa em imagem, bioquímica, biologia molecular e reprogramação celular, além de forte inserção internacional dos seus projetos.

O programa tem, portanto, um intenso foco multidisciplinar que se traduz pelas diferentes áreas de trabalho dos docentes e por se propor a receber alunos de diferentes formações profissionais promovendo, através de suas linhas de pesquisa e da proposta curricular, uma sólida formação transdisciplinar.

Os pesquisadores/docentes do Curso de Doutorado do IDOR são capazes de induzir parcerias e liderar investigações científicas multidisciplinares e inovadoras buscando um modelo de formação acadêmica diferenciada, crítica e integrada com as questões da área da saúde. São 17 pesquisadores experientes e referências nas suas áreas de atuação, mais de 400 artigos publicados nos últimos três anos, 19 linhas de pesquisa, 69 projetos de pesquisa e cerca de 30 disciplinas colocados à disposição dos alunos que buscam formação científica no IDOR.

A região sudeste é a região geográfica do país que tem a maior concentração de escolas, universidades e institutos de pesquisa, incluindo o Rio de Janeiro como um desses polos científicos. Oferecer um Curso de Doutorado nesta região é um desafio que só pode ser superado com um trabalho altamente qualificado, competitivo e alicerçado em bases científicas e tecnológicas equivalentes aos programas de excelência do exterior. Este é um compromisso do IDOR.

Go to top Menu